Não é surpresa para quem conhece a cidade de Monteiro, no Cariri, o frio que costuma fazer na maioria das noites, principalmente no inverno. Esse ano, a cidade registrou as menores temperaturas da estação em comparação as demais cidades paraibanas. De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), em julho foi registrado a menor temperatura do mês 15,3ºC.

Em entrevista ao ClickPB, nesta terça-feira (3), a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, reforçou que durante o período que compreende os meses de maio, junho, julho, agosto e setembro, as baixas temperaturas são comuns nas cidades do Brejo, e que Monteiro, no Cariri, se destaca por estar fora dessa região.

Segundo ela, o mês de junho apresentou as menores temperaturas até agora. A cidade chegou a registrar 14,9ºC, a menor temperatura da região em 2021. Nem mesmo as cidades conhecidas pelo frio como Areia, Bananeiras e Campina Grande chegaram a esse clima. “17 de junho foi o dia mais frio em Campina Grande, já em Monteiro foi registrada a madrugada mais fria com 15,3ºC e Areia 17ºC.

A meteorologista ainda descartou que a chegada da frente fria que se espalha pelas regiões Sul e Sudeste do país chegue na região Nordeste. ” As nuvens de chuva crescem e é típico da estação de inverno em que nós vivemos, mas o que acontece nesse cenário é que a dinâmica dos ventos dos campos oceânico e atmosférico, que são as frentes frias devem chegar até o Sul da Bahia, sem risco de avançar por todo o Nordeste. Estamos no inverno, as temperaturas seguem como o previsto”, explicou.

Marle destaca que a estação do frio termina no dia 22 de setembro, data em que tem início a primavera. A previsão segue de baixas temperaturas para o mês de agosto também.

 

Fonte: clickpb