Apesar da queda no número de casos, da taxa de ocupação de leitos e de óbitos na Paraíba por conta da Covid-19, a Secretaria de Saúde Estadual ainda não vislumbra um cenário de estabilidade da pandemia, sobretudo por conta da variante Delta, que tem ligado o sinal de alerta em todo o mundo. A previsão foi feita pelo secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, durante entrevista à imprensa nesta quarta-feira (11).

Segundo Medeiros, embora exista um planejamento, não há como saber como a variante Delta agirá no estado.

“Embora já exista um planejamento para a substituição de leitos para tratamento covid por leitos para tratamento de outras doenças, ainda não há previsão de estabilidade da pandemia na Paraíba. Por enquanto, estamos observando como vai se comportar a variante Delta quando chegar aqui no estado”, disse o secretário.

Relatório do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, aponta que a variante Delta é quase tão transmissível quanto a catapora – com cada pessoa infectada infectando até oito ou nove outras, em média. No país norte-americano, a mutação é responsável por mais de 80% dos casos recém-diagnosticados.

 

PB Agora