A Boeing informou nessa segunda-feira (9) que avalia várias datas neste mês para o lançamento de sua cápsula espacial CST-100 Starliner para a Estação Espacial Internacional.

A empresa adiou, na semana passada, o lançamento da cápsula, depois de descobrir uma falha nas válvulas do sistema de propulsão durante as verificações de pré-lançamento.

A Boeing disse que corrigiu os problemas no fim de semana, na maioria das 13 válvulas do sistema de propulsão da CST-100 Starliner, e que as inspeções não mostraram sinais de danos ou corrosão externa.

"Sete das 13 válvulas agora estão operando conforme projetado. A inspeção e o reparo das válvulas afetadas restantes serão realizadas nos próximos dias", informou a empresa. A Boeing disse que está trabalhando com a Nasa, a agência espcial norte-americana, e a United Launch Alliance, sua parceria com a Lockheed Martin, para confirmar as datas de lançamento quando a espaçonave estiver pronta.

A CST-100 Starliner levará as pessoas de e para a órbita baixa da Terra. A Boeing garante que uma missão tripulada ocorrerá no máximo em dezembro, pois compete com a SpaceX, de Elon Musk, para ser a primeira a levar astronautas da Nasa à estação espacial, vindos do solo dos Estados Unidos, em quase uma década.

Fonte: Agencia Brasil