A Paraíba ganhou a primeira trilha de longa distância do estado, com aproximadamente 100km de percurso, saindo do município de Araruna e chegando a Cuité, no Brejo da Paraíba.


O corredor ecológico é marcado por ambientes diversificados, formados por leitos secos de rios, matas estacionais, resquícios da floresta atlântica, vegetação de caatinga e vários geosítios, como Pedra da Boca, Pedra do Chapéu, Pedra da Macambira, Pedra Olho D'água dos Índios, Cânion do Macapá, Cânion da Serra Verde, entre outros.


De acordo com o presidente do Fórum de Turismo do Curimataú e Seridó Paraibano, Ricardo Henrique, a trilha Caminhos das Ararunas, é um produto voltado para o público que procura por aventura na natureza e trekking em regiões serranas.


Os cerca de 100km dos Caminhos das Ararunas podem ser percorridos de uma vez ou por etapas, com pontos de paradas estratégicas ao longo do percurso.


Apesar de estarem localizados no território paraibano, os caminhos passam a pouco mais de quatro quilômetros de Gameleiras, Serra de São Bento e Passa e Fica, municípios do Rio Grande do Norte que fazem divisa com Araruna.


Paraíba ganha trilha de longa distância com cerca de 100km e passagem pela Pedra da Boca — Foto: Fórum de Turismo do Curimataú e Seridó Paraibano/Divulgação



O trajeto faz parte da Rede Brasileira de Trilhas de Longa Distância e já está toda georreferenciada e sinalizada, sendo possível se guiar pelo aplicativo wikiloc.


“O roteiro é ideal nesse momento de pandemia da Covid-19, tendo em vista ser em área aberta. Com público alvo bem definido, que procura natureza, imersão e aventura sem aglomerações”, aponta o representante do Fórum de Turismo.


Ainda conforme o coordenador da trilha Caminhos das Ararunas, “o atrativo conectará diversas áreas de preservação e estimulará o desenvolvimento das comunidades locais por meio do turismo, trazendo inúmeros benefícios para os municípios e criando oportunidades de empregos e renda”.


O processo de implementação do roteiro foi realizado em duas etapas. A primeira, uma oficina que abordou a teoria da sinalização em corredores ecológicos, de modo que foram apresentados os modelos e cores das setas, técnicas de marcação e locais apropriados para a sinalização. A segunda etapa ocorreu no Cânion da Serra Verde, um dos principais cartões postais de Araruna.


Paraíba ganha trilha de longa distância com cerca de 100km e passagem pela Pedra da Boca — Foto: Fórum de Turismo do Curimataú e Seridó Paraibano/Divulgação


Fonte: G1 PB