Uma nova espécie de peixe, descoberta na bacia do Rio Mamanguape, no interior da Paraíba, foi batizada em homenagem a Jackson do Pandeiro, artista paraibano que completaria 101 anos em 2021. O local onde o peixe foi encontrado drena o município de Alagoa Grande, onde nasceu José Gomes Filho, o verdadeiro Jackson do Pandeiro.

A nova espécie, cientificamente chamada de Parotocinclus jacksoni, se trata de um peixe cascudinho, conhecido como limpa vidro ou chupa pedra, com estrutura corporal coberta de placas ósseas.

Telton Ramos, biólogo pós-doutorando no Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que participa do projeto vinculado à descoberta, o Peixes da Caatinga, explica que o animal tem coloração única e quantidade de dentes diferente das demais espécies de cascudinhos encontradas no Nordeste do Brasil.



O Parotocinclus jacksoni foi coletado, até então, apenas na região de Caatinga da bacia do Rio Mamanguape, o que sugere uma distribuição geográfica restrita. Se trata de uma espécie endêmica, que possivelmente só existe no local observado.

Dessa forma, ainda de acordo com o pesquisador, a bacia do Rio Mamanguape precisa estar livre de impactos ambientais para que a espécie não seja extinta.




Fonte: G1 PB