Só quem vive em região de seca, sabe a dificuldade que é precisar andar por horas, sob calor e sol forte, para pegar água muitas vezes em pouca quantidade e contaminada. O problema da seca no Nordeste impacta a vida das pessoas em diversos aspectos, sendo o maior deles o risco de adquirir doenças devido a higiene precária, como consumo de água de péssima qualidade, mas também, o desemprego é um aspecto alarmante, por muitas vezes devido ao êxodo rural, as pessoas fogem da seca em busca de melhor qualidade de vida, mas não a encontram.

No intuito de melhor a qualidade de vida das pessoas e poder dar a elas uma nova rotina, o Governo do Estado da Paraíba uniu esforços para realizar uma construção de investimento bilionário para acabar de vez com o problema da escassez de água numa região tão frágil em tempos de seca. É o que o próprio governador João Azevêdo tem denominado de “redenção”.

Sendo o maior feito em construções hídricas do Estado executava pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma), as obras do Canal Acauã-Araçagi tem de levar água a todo o Agreste paraibano, beneficiando toda população da região. 

As obras que são divididas em 3 lotes, terá 130,44kml, levará água do açude de Acauã até o rio Camaratuba, cortando vários municípios, o que possibilitará cerca de 16 mil hectares de irrigação, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento da região; beneficiando mais de 600 mil habitantes de 39 municípios.

Com um investimento no valor de R$ 1 bilhão e 42 milhões, o Governador João Azevêdo ressaltou a importância da obra e da melhoria que vai ser proporcionado na qualidade de vida da população beneficiada, gerando emprego e renda.

“Essa é uma obra magnífica que trará segurança hídrica, irrigação para 16 mil hectares de terras férteis e a nossa expectativa é de que em meados do próximo ano tenhamos a conclusão do lote 2, considerando que o lote 1 está 98% executado”, frisou.

Benefícios para a população

Com a conclusão das obras, a população da região que sofria com escassez de água e pouca oportunidade de emprego, sentirá a mudança na geração de empregos e água potável em abundância até no período de seca.

O agricultor Antônio Silva de Almeida, morador da cidade de Cuité de Mamanguape, falou sobre suas expectativas na melhoria do seu trabalho com a conclusão das obras.

“A gente aqui da cidade sofria muito em tempo de seca, principalmente quem trabalha plantando. Com essas obras que tão sendo construídas aí, esperamos que não falte mais água pras pessoas e que melhore o dia a dia de quem trabalha na roça”, afirmou.

A Dona Joana, que é dona de casa e residente da cidade de Cubati, falou sobre a importância que é ter água de qualidade em abundância na sua residência.

“É muito difícil limpar a casa, cozinhar, lavar roupa e tudo isso com a falta de água que sempre acontece. Muitas vezes ‘a gente’ tem que esperar a prefeitura mandar um carro pipa e encher baldes d’água pra carregar até em casa”, ressaltou.

O secretário da Seirhma, Deusdete Queiroga também demonstrou seu contentamento ao visitar as obras.

“Esse é sem dúvida um momento importante de uma obra que terá função de mudar a realidade da região, possibilitando a irrigação para agricultura familiar, irrigação empresarial e também de dar segurança hídrica às cidades localizadas ao longo do canal”, ressaltou.

Fonte: 83