O QUE ESPERAR EM AREIA?

Em 1625, Areia era conhecida como Sertão dos Bruxaxás, numa alusão à tribo Bruxaxá. Posteriormente esse povoado foi elevado à condição de vila, com o nome de Villa Real do Brejo de Areia. Areia foi a primeira cidade do Brasil a libertar os escravos dez dias antes da oficialização da lei áurea, em 3 de maio de 1888. O município está a uma altitude superior a 600 metros e apresenta um clima agradável o ano inteiro, sendo um dos mais frios da Paraíba. No inverno, a temperatura chega a 12 ºC. A cidade possui um conjunto arquitetônico peculiar, tanto urbano como rural, formado por igrejas, museus, prédios públicos, fazendas e engenhos que fabricam rapadura, açúcar mascavo e as famosas cachaças.




“Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos”


Esse cenário, historicamente elaborado, levaram o IPHAN a transformar Areia em Patrimônio Histórico Nacional. Areia detém cerca de 30 mil habitantes, está a 120 quilômetros de João Pessoa.

ATRATIVOS




Engenho da Cacha̤a Triunfo РA Cacha̤a Triunfo come̤ou em 1994, a partir do sonhos de Ant̫nio Augusto. Apesar de ṇo ser filho de nenhum Senhor de Engenho nem ter os conhecimentos para fabricar cacha̤a. Vendeu a fazenda e comprou uma pequena moenda e um alambique, foram os primeiros passos. Ele apostou nos sonhos, enfrentou os desafios, aprendeu sobre cacha̤a e hoje, a Triunfo vende mais 250 mil garrafas por m̻s e tamb̩m exporta. Ṣo 69 empregos diretos e mais de 1000 indiretos.

Durante a visitação, o turista conhece todo o processo da produção da cachaça Triunfo, faz a degustação do caldo da cana, sucos, sorvetes de cachaça e conhece a loja de produtos da marca. O local ainda tem um lago com pedalinhos para passeios com crianças.

O local é aberto para visitações com o horário de funcionamento de segunda à sábado das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h. Aos domingos apenas pela manhã.

Endereço: Sítio Macaíba, S/N, Zona Rural de Areia

Contato: (83) 99981-7728

www.cachacatriunfo.com.br

Facebook: cachacatriunfooficial





Engenho Várzea do Coaty – Existe desde 2008 e está localizado na zona rural de Areia, distrito de Santa Maria. Um espaço com história e regionalidade. A Casa Grande é de 1920 com arquitetura inglesa e uma das primeiras casas construídas com cimento. Outra característica peculiar é que o equipamento turístico ainda possui o quarto do caritó, dedicado à moças virgens que não casaram ainda jovens e que deu origem à expressão “ficou para o caritó”, com origem o século XVI. O piso de ladrilho da Casa Grande é original, assim como as paredes largas, característica das construções da época. A visita é acompanhada por um guia que conta as histórias que envolvem a família e o atrativo.

A Várzea do Coaty abriga ainda um restaurante regional que oferece forró pé-de-serra e pratos diferenciados, como: Gratinado ao Sol da Várzea (carne de sol, creme branco e banana grelhados ao forno) desenvolvido para o projeto Saberes e Sabores. As sobremesas também são naturais com doces caseiros de frutas da época e ainda de leite, produzido a partir dos animais da propriedade. Os alimentos consumidos no restaurante também são oriundos de famílias da região que atuam na agricultura familiar.

Endereço: Distrito de Santa Maria, zona rural de Areia

Contato: 9.8817-7803

Horário de atendimento: 100% por agendamento todos os dias.

Facebook: @EngenhoVarzeaDoCoaty

Instagram: @varzea_docoaty





Casa Pedro Américo – O museu existe desde 1943. Nele, o visitante visualiza a obra original única “Cristo Morto” de 1901 e as réplicas do pintor e escritor areiense Pedro Américo: “O grito do Ipiranga” (obra original se encontra no museu do Ipiranga em São Paulo) e a “Batalha do Havaí” (que retrata a guerra do Paraguai, obra original está no museu das Belas Artes, no Rio de Janeiro).


O Museu abriga ainda os esboços originais feitos pelo artista quando ainda era criança e adolescente, além de fotos de Pedro Américo e seus familiares. O Museu está entre os atrativos mais movimentados de Areia pelo peso histórico que ele representa. O local foi o local onde nasceu o escritor, em 1843 e teve sua fundação em comemoração ao seu centenário, em 1943. Pedro Américo seguia as tendências do Romantismo no Brasil, período em que os artistas buscavam valorizar o nacionalismo, retratando fatos históricos importantes contribuindo para a formação de uma identidade nacional.


Horário de funcionamento: das 8h às 18h – todos os dias com taxa de visitação meia e inteira.

Endereço: Rua Pedro Américo, 66

Contato: 83 9.8871-9983 / 3362-2288

Praça Ministro José Américo de Almeida – Praça construída em 1980 em homenagem ao escritor, político e ministro José Américo de Almeida, autor de obras como: A bagaceira e responsável por trazer à Paraíba a Primeira Instituição de Ensino Superior do estado.






Casarão José Rufino de Almeida – Construído em 1818 pelo português Francisco Jorge Torres, entrar no casarão é uma viagem no tempo. O prédio foi primeiro sobrado construído na Vila Real de Areia e é reconhecido como a única senzala urbana da Paraíba. O prédio preserva a estrutura original das paredes e arquitetura, e mesmo com a restauração, com réplicas do assoalho e alguns outros espaços como: varandas, o casarão não perde seu encanto. No térreo, funcionava o comércio de vários produtos, desde a seda à fumo de rolo. No primeiro andar, morava a família do português e na área de trás da casa, está localizada a senzala com 12 cubículos medindo 2m40 x 2m40 cada, onde abrigava entre 8 e 12 negros homens e mulheres. No centro dele, estava instaurado o pelourinho, onde os negros eram penalizados com torturas para servir de exemplo para outros. O casarão é possível ver, abaixo do telhado, a formação das eiras, beiras e tribeiras. Essa arquitetura representava à sociedade o nível econômico da família, quanto mais eiras a família tivesse, mais rica seria, daí de onde vem a expressão “fulano não tem eira e nem beira”.

Atualmente, o Casarão é o maior ponto de visitação na arte histórica de Areia. O espaço faz homenagem à homens e mulheres que contribuíram para o desenvolvimento econômico, político, religioso, social e cultural da Paraíba. Os cubículos (6 unidades na área térrea e outros 6 no 1º andar) hoje, servem como bibliotecas que abrigam livros que abordam a história da Paraíba e Brasil. Areia foi a primeira cidade do Brasil a libertar os escravos dez dias antes da oficialização da lei áurea, em 3 de maio de 1888.


Endereço: Praça Pedro Américo e Praça João Pessoa

Contato: (83) 3362-2288 / 9.8854-6034

direcultareia@gmail.com

Facebook: Secretaria de Cultura de Areia

Horário de Funcionamento: das 8h às 17hs. Todos os dias.






Budega do Vavá – A Budega do Vavá existe desde 1970 e iniciou com Valfredo Chianca, conhecido com seu Vavá. Até quando esteve sob sua administração, o comércio tradicional era mais um espaço de vendas de diversos tipos de produtos. Com sua morte, em 2013, o filho caçula assume o comércio se tornando o 6º bodegueiro mais antigo de Areia. João de Menezes mantém o nome Budega do vavá mas muda o conceito do comércio e o transforma em ponto turístico da cidade, sendo hoje um espaço onde estão concentradas todas as cachaças artesanais da Paraíba, além de doces, rapaduras e mel de engenho.

O grande diferencial da Budega do Vavá é a variedade de licores feitos à base de cachaça e cachaças saborizadas produzidas por ele, entre as mais exóticas estão: rapadura com pimenta, a descontrolada (cachaça com raízes), orvalho da serra (cravo, cana de açúcar em pedações, gengibre e jenipapo).

As cachaças que saem da budega são rotuladas como “dona birita” e são vendisos mais de 500 litros de cachaça por mês, segundo João de Menezes. Ele reforça ainda que todo turista que entra na Budega deve provar as iguarias num penico, no caneco ou numa cabaça.


Endereço: Rua Getúlio Vargas, 123

Contato: (83) 9.9959-6132 / João de Menezes

Horário de funcionamento: das 8h às 18h todos os dias

Instagram: @budega_do_vava

Facebook: Budega_do_vava

GASTRONOMIA






­­­­­­­­­­Restaurante Azul Histórico

Endereço: Sítio Jussara, SN, Zona rural de Areia

Contato: 83 3362-1238 / 9.9846-0910

Horário de funcionamento: de quinta a domingo das 6h30 às 21h30 e aos sábados das 6h30 às 23h. De segunda à quarta funciona apenas o café da manhã. Outros horários, apenas sob demanda prévia.

Facebook: Hotel Fazenda Triunfo

Instagram: @hoteltriunfo






Restaurante Vó Maria

Endereço: PB-079, 99,26 km, comunidade Chã de Jardim, zona rural de Areia,

Telefone: (83) 99998-2597

Instagram: @restaurantevomaria

Horário de funcionamento: terça à domingo das 11h30 às 15h

lucbalbino@yahoo.com.br



­­­­­­­­­­Restaurante Bambu Brasil

Endere̤o: R. Prof. Xavier J̼nior, 473 РCentro, Areia

Contato: (83) 3362-1559

Facebook: Villa Real Pousada

Instagram: @villarealpousada






A Casa do Doce

Endereço: Sítio Macaíba, S/N, Zona Rural de Areia

Contato: (83) 9.8817-6755

www.cachacatriunfo.com.br

Facebook: A casa do Doce

Instagram: @acasadodoce

Horário de Funcionamento: das 8h às 17h não fecha para almoço. Funciona todos os dias com exceção do dia 1 de janeiro.






A Talha

Endere̤o: Rua Pedro Am̩rico, 53 РCentro

Contato: 9.9912-9313

Horário de funcionamento: 8h às 16h de segunda a sábado.

Facebook: Artesanato A Talha

Instagram: artesanatoatalha


Vaca Brava Restaurante

Endereço: Engenho Vaca Brava, Areia

Contato: 9.8818-4004

Instagram: vacabravaoficial

CULTURA






Areia tem a cultura forte que partem de filhos que deixaram um legado memorável à história da cidade e do país. A cidade é lembrada como a terra do pintor Pedro Américo, do escritor José Américo de Almeida e do Padre Azevedo, inventor da máquina de escrever e de tantos outros filhos ilustres. Conhecida como “Terra da Cultura”, sedia o primeiro teatro construído no estado da Paraíba, o Teatro Minerva, edificado em meados do Séc. XIX e outros prédios históricos que tornam emblemática a cultura regional.






O Espaço da Arte é onde uma associação que reúne as peças de 10 artesãos da cidade de Areia que trabalham com diversos materiais, como: tecido, cerâmica, madeira, linhas (crochê e tricô) e ofertam peças bem elaboradas como conjuntos de cozinha, pinturas em tela, além de cachaças, rapaduras, mel e licores produzidos em Areia.

Endereço: Rua Pedro Américo, S/N

Contato: 83 9.9691-4437 / 9.9316-4610 (Paulinha) / 9.9988-6535 (Zélia)

Horário de funcionamento: terça à domingo das 9h às 17h + feriados e domingos

ACONCHEGO






Hotel Fazenda Triunfo

Endereço: Sítio Jussara, SN, Zona rural de Areia

Contato: 83 3362-1238 / 9.9846-0910

Facebook: Hotel Fazenda Triunfo

Instagram: @hoteltriunfo






A Casa do Lago

Sítio Lava Pés . Zona rural, Areia.

Contato: (83) 99935-6813

Facebook: Pousada Casa do Lago

Instagram: @pousadacasadolagopb






Pousada Villa Real

R. Padre Chacon, 36 – Centro, Areia

Contato: (83) 3362-1559

Facebook: Villa Real Pousada

Instagram: @villarealpousada






Pousada do Rancho

Endereço: sítio Gitó, zona rural Areia

Telefone: 83 9.9982-6383 / 83 9.99460971

Facebook: @ranchonovavida

Instagram: @ranchonovavida






Pousada Aconchegart

Rua Professor Xavier Junior, 244, 58397-970 РAreia РPB (em frente a Caixa Econ̫mica)

Telefone: (83) 8713.1265 / 9987.4265 |

E-mail: contato@aconchegartpousada.com.br

Site: www.aconchegartpousada.com.br



Pousada Luiz Soares

Rua Farmacêutico Cícero Barros, 55 – Centro

Telefone: (83) 3362-2979 / 9 9803-7938

E-mail: pousadaluizsoares@hotmail.com



Pousada Vaca Brava

Engenho Vaca Brava a 9 km do Centro histórico da Cidade de Areia

Telefone: (83) 9 8818-4004 / 9 9917-1842

Site: pousadavacabrava.com.br

E-mail: franciscogondim@hotmail.com



Casa de Campo Laranjeiras

Engenho Laranjeiras – Sitio Jussara – PB 079

telefone: (83) 8894-2219 / 9372-5550

Site: aluguetemporada.com.br

E-mail: alcoforadofilho@hotmail.co



Agro Vila

Rua Semẹo Leal, 269 РCentro

telefone: (83) 9 9956-3498 / 9 9935-2394


Fonte: brejoparaibano.com.br