O Memorial Santuário de Frei Damião, situado na cidade de Guarabira (Paraíba), é um projeto arquitetônico composto de um museu e uma estátua, em homenagem ao frade capuchinho Pio Giannotti (No Brasil, conhecido como Frei Damião de Bozzano), um missionário do Nordeste brasileiro. Atualmente é considerada a terceira maior estátua do Brasil.

Sua inauguração, realizada em 20 dezembro de 2004, contou com a presença de mais de 50 mil fiéis. Foram realizadas durante o processo de constução do Memorial Santuário, parcerias entre a Diocese e a Prefeitura de Guarabira, juntamente com o Governo do Estado da Paraíba em sua edificação.

​O Memorial Santuário foi projetado pelo renomado arquiteto pernambucano, Alexandre Azedo Lacerda, em parceria com outro renomado arquiteto paraibano, Gilberto Guedes. A construção da obra foi iniciada em 27 de março de 2000.




O santuário foi planejado pela Diocese de Guarabira, através do Mons. José Nicodemos Rodrigues de Sousa e do então bispo diocesano, Dom Antônio Muniz Fernandes; Também foram de muita importância para a sua construção, o apoio da então prefeita de Guarabira, Léa Toscano (1997-2000/2001-2004), do deputado estadual à época, e seu esposo, Zenóbio Toscano, e do Governador do Estado da Paraíba, Cássio Cunha Lima (2003-2006).

​No dia de sua inauguração, foi assinado um comodato entre a Prefeitura e a Diocese de Guarabira, onde todo o trabalho administrativo do Memorial seria entregue à Igreja de Guarabira, pelo período de 49 anos.

O Memorial foi transformado em Santuário através de um decreto emitido pelo então administrador apostólico, Dom Jaime Vieira Rocha, em 2007, tendo como primeiro reitor o padre Gaspar Rafael Nunes.

​Em 29 de Abril de 2013, Dom Francisco de Assis Dantas Lucena, 3º Bispo Diocesano de Guarabira, confiou a administração do Santuário de Frei Damião aos cuidados da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, da qual o Servo de Deus, Frei Damião, fazia parte, nomeando Reitor o Frei José Walden de Oliveira.

Após uma breve passagem da Fraternidade Capuchinha em Guarabira, a administração voltou ao clero secular da Diocese de Guarabira, tendo como atual reitor, o Padre José Renato Ferreira de Oliveira.
 




Fonte: https://www.guarabira.pb.gov.br/