O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, afirmou que a compra de 81 mil doses da vacina Sputnik V para o combate à pandemia de Covid-19 não está confirmada. A aquisição havia sido anunciada no dia 15 de junho pelo governador João Azevêdo, mas segundo Medeiros, ainda depende do aval do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para ser utilizada no programa de imunização.

Em entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio 98 FM, emissora da Rede Correio Sat, o secretário afirmou que o objetivo da compra das vacinas, que seria realizada pelo Consórcio Nordeste – um convênio entre os governos estaduais da região – era de ofertá-la ao Programa Nacional de Imunização (PNI) para que houvesse uma imunização mais célere, mas uma “série de obstáculos” retardou o processo.

“O processo está em análise. Houve uma manifestação do ministro da Saúde de que não haveria necessidade da compra da Sputnik, imediatamente os governadores se reuniram e emitiram um ofício ao ministro para que ele se manifestasse formalmente em relação a opinião do Governo Federal sobre a aquisição”, disse Medeiros.

Conforme um relatório divulgado esta semana pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, desde o início da pandemia, o estado já destinou R$ 2,65 bilhões para o enfrentamento à Covid-19, entre recursos previstos na Lei Complementar 173/20 (que estabelece o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus) e transferências do Governo Federal.

Fonte: Portal Correio