Sítio cachoeira do pedro


O Monumento:

A formação monumental do sítio arqueológico Cachoeira do Pedro, caracteriza-se por ser um afloramento rochosos inserido no leito do riacho do Pedro. Esta formação se estende no sentido logintudial leste-oeste, com mais de duzentos metros onde é submerso pelas águas do riacho, em períodos chuvosos as correntezas

causaram ao longos dos tempos a formação de caldeirões.

Um desses caldeirões tem diâmetro de três metros, com profundidade de aproximadamente quatro metros, com abertura vertical

tanque existente abaixo dele, dando assim a conotação de uma pequena cachoeira.

Os registros rupestres:

Predomínantemente o sítio arqueológico Cachoeira do Pedro, é caracterizado por ser um conjunto de grifos que lhe confere a denominação de itacoaííara. Alguns desses grifos são contornados com pigmentação vermelha. Hipoteticamente esses contornos forma realizados tempos após a execução das gravuras; não podemos afirmar esta técnica.

Os registros rupestres do Cachoeira do Pedro, são superior a 200 representações, distribuídas em treze painéis distintos. Os grafísmos são bem elaborados, de profundidade significativa e polidas; em alguns deles é possível reconhecer: antropomorfos, zoomorfos e fítomorfos. Pode-se observar um semelhança morfológica do conjunto parietal do Cachoeira do Pedro com as itacoatiaras do Ingá - Paraíba.

Localização:

Situa-se a cinco quilómetros oeste da sede do município de Picuí e está inserido na propriedade particular dos herdeiros de Francisco de Chagas Lucena.

O acesso até a itacoatiara do Pedro é fácil e sem obstáculos significativos. Partindo de Picuí pela PB 151 sentido Carnaúba dos Dantas, percorre-se cinco quilómetros até onde será possível observar uma estrada carroçável à esquerda da PB 151; seguindo esta estrada chega-se à casa sede da propriedade, de onde se abandona o veículo auto motor e segue-se uma trilha bem definida até o referido sítio arqueológico; a caminhada é de quinhentos metros.

Preservação:

As itacoatiaras do Cachoeira do Pedro, já vem sendo visitadas por banhistas, curiosos e pesquisadores há varias décadas. A presença dos banhistas vem ocasionando poluição significativa no sítio e em seu contexto Além de incisões e arranhões, há escntas modernas próximas aos grafísmos rupestres e até mesmo sobre eles Apesar da intempérie, ainda é possível afirmar que estado de conservação do sítio é bom.

Contexto:

O entorno do Cachoeira do Pedro é utilizado para criação de pequenos rebanhos bovinos, para fins de subsistência da propnedade. A flora se mantém em estado de preservação regular, o que é comum ao restante da região É possível se ver algumas aves dos tipos: coruja, rolinha, entre outros que são atraídos pelas águas dos caldeirões.

Consideração:

Se faz necessária uma Urgente ação protetora ao sítio arqueológico itacoatiaras do Pedro, tanto pela sua importância temática decorrente das representações rupestres, como pela beleza natural desprendida pelas formações rochosas florísticas e hídricas do sítio.

Dos sítios arqueológicos visitados e levantados pelo PROCA, em Picuí, este é o que mais apresenta condições para o advento turístico. Os principais fatores que levam a esta afirmação são: fácil acesso; não possuir sedimentação significativa que possa ser perturbada por turistas e a beíeza natural e parietal.

Sítio Cacimba das Cabras

monumento

Trata-se de uma formação rochosa sedimentar que embarreira a margem esquerda do riacho das Pinturas. Esta formação aflora a mais de quatro metros de altura por mais de oito de extensão, com suave inclinação para o lado Norte. Esta formação rochosa está em contexto com outros afloramentos rochosos de maiores proporções e da mesma natureza mineralógica.

OS REGISTROS RUPESTRES

Na porção Norte do afloramento que embarreira o riacho, observa-se um painel rupestre com grafísmos gravados e contornados em vermelho e outros em menor quantidade com contorno amarelo. Estas representações parietais são na maioria esquemáticas e simbólicas; existem ainda representações de antropomorfos se zoomorfos.

localização

O sítio Cachoeira das Pinturas, dista oito quilómetros sudoeste da sede do município de Picuí e está inserida na propriedade conhecida como Cacimba das Cabras, pertencente ao senhor Nildo Dantas.

Da sede da referida propriedade até o sítio arqueológico Cachoeira das Cabras, a distância é de aproximadamente dois quilómetros, em trilhas bem definidas e sem apresentar obstáculos significativos.

preservação

Apresentam-se em excelente estado de conservação, o sítio arqueológico o seu contexto natural.

considerações

O sítio arqueológico Cachoeira das Cabras, apresenta ótimas condições de exploração para o turismo. Sua composição gráfica parietal é atrativa, assim como sua beleza natural e a preservação do meio ambiente são valores neste sítio arqueológico

Com uma estrutura adequada de proteção ao sítio arqueológico e seu contexto, o turismo certamente será fator

favorável para propriedade Cacimba das Cabras.

Sítio Letreiro

monumento

A formação monumental deste sítio arqueológico é composta por um lajedo granítico que se estende no leito do riacho dos Letreiros, no mesmo sentido em que correm as águas em épocas chuvosas. O referido lajedo mede mais de dez metros de comprimento por pouco mais de 1,5 metro de altura. A porção sul deste lajedo se estende aplainado por mais de trinta metros; já a porção norte decai até o leito seco do riacho, dando forma a uma espécie de paredão.

OS REGISTROS RUPESTRES

A composição gráfica da itacoatiara do Letreiro é caracterizada por uma sequência de antropomorfos gravados em baixo relevo no paredão do lajedo acima citado.

O que mais chama a atenção deste painel é sua morfologia. São pequenos antropomorfos em sequência horizontal, dando a impressão de movimento - o que não é comum nas inscrições rupestres de gravuras em nossa região. As técnicas 'Utilizadas na confecção dos grafísmos foram, o picoteamento e um suave polimento.

localização

O sítio arqueológico itacoatiara dos letreiros, está a trinta e cinco quilómetros Norte da sede do município de 'Picuí, inserido na propriedade do senhor Lucimar da Costa Barros.

preservação

Não foi verificado nenhum tipo de vandalismo neste sítio arqueológico. Seu contexto natural está bem preservado possui um significativo grau de atraçao para a vistação turística.

CONSIDERAÇÕES

O sítio arqueológico dos letreiros poderá ser aproveitado para exploração turística - desde que se implante um infra-estrutura adequada de proteção ao sítio e melhore suas condições de acesso.

Sítio Minador

monumento

É constituído de dois maíacões de origem granítica, apoiados em blocos da mesma formação mineralógica.

Um desses matacões sofreu maior desgaste pela intempérie, ocasionando uma falha natural em sua porção Norte, na qual está estampado um dos painéis rupestre.

Os registros rupestres

A arte parietal deste sítio é composta por dois painéis distintos: o painel l que está estampado em uma concavidade natural com pinturas rupestres de morfologia irreconhecível, medindo 2,3 metros quadrados e o painel 2 que encontra-se estampado no matacão de menor proporção, ocupando uma pequena área, com traços verticais em vermelho.

localização

O sítio arqueológico do Minador, localiza-se a 10 quilómetros sudoeste da sede do município de Picuí, numa propriedade particular pertencente ao senhor José Onildo de Barros.

O acesso até o referido sítio não apresenta obstáculos significativos; o veículo automotor pode ficar estacionado a pouco menos de vinte metros deste.

PRESERVAÇÃO

Não foi verificado nenhum tipo de ação antrópica que prejudique o estado de conservação deste sítio tanto os painéis rupestres quanto o monumento e seu contexto natural estão bem preservados.

considerações

Não é aconselhável o investimento turístico no sítio Minador,. Seus registros rupestres não são atrativos a distância ,.cntre ele e o centro urbano e significativa e não existe ponto de apoio ou local que possa ser instalado.

Sítio Pedra da Cigana

MONUMENTO

É constituído de um enorme matacão, com altura superior aos dez metros, por mais de cinquenta metros de circunferência, com inclinação para o norte. De origem metamórfíca, este monolito está estampado na face norte, com pinturas rupestres.

OS REGISTROS RUPESTRES:

A composição parietal do Pedra da Cigana, se encontra estampada em um único painel, voltado 64° N ocupando uma área do matacão, de aproximadamente lOm .

Os grafísmos são em tons avermelhados, já apresentando um grau de desgaste bem acentuado , devendo-se, principalmente, a ação do tempo, que devido a incidência solar e escorrimento das águas em épocas de chuvas, sobre o painel rupestre, vem apagando as representações primitivas.

Observa-se neste painel rupestre, representações de emas, serpentes, algumas sugestivas a serem fítomorfos e em rumor quantidade aparecem as esquemáticas; a representação mais próxima do solo está a 12 centímetro. Este sítio possui uma sedimentação aparentemente significativa que deverá ser preservada.

localização:

Distante 13 quilómetros à oeste da sede do município de Picui, o sítio localiza-se à margem direita do riacho caiçara. Seu acesso é bastante difícil devido a mal qualidade da estrada carroçavel e a necessidade de se caminhar por mais de um quilómetro e meio até chegar ao sítio. Devido ser uma localidade bastante desprovida, não se tem como indicar com precisão o acesso até o nincho arqueológico, tornando-se indispensável o uso de mapas.

preservação:

Mesmo apresentando dificuldades de acesso e localização, foi assinalada a presença de uma pichação com tinta sintética no referido sítio. Felizmente esta ação poluente não foi executada no corpo do painel rupestre, por se encontrar numa área bastante desabitada. Observa-se uma mata com bom estado de conservação.

considerações.

Não é recomendado que o sítio arqueológico Pedra da Cigana seja explorado turisticamente pelos seguintes fatores:

Acesso ruim, falta de ponto de apoio para o visitante e possui uma sedimentação que possivelmente poderá ser arqueológica.

Sítio Pedra da Tubiba

monumento

Trata-se de um matacão de origem granítica, de grande proporções, com pequena inclinação para o Norte, onde se encontra estampado um painel rupestre.

OS REGISTROS RUPESTRES

O Pedra da Tubiba é caracterizado por um único painel rupestre com pinturas e gravuras. Estampado na porção Norte do matacão, o referido painel ocupa um espaço de seis metros de comprimento por dois de altura.

A composição gráfica desde sítio é composta de representações zoomorfas (emas) e grafísmos geométricos bem elaborados. Algumas gravuras foram contornadas com pigmentação vermelha, hipoteticamente da mesma época em que l foram executadas as outras figuras rupestres.

localização

O sítio arqueológico Pedra da Tubiba, localiza-se a seis quilómetros nordeste da sede do município de Picuí e se ; encontra numa propriedade particular pertencente ao senhor José Herinque da Costa.

acesso até o referido sítio é de regular condições; a estrada carroçavel e bastante arenosa e dificulta um pouco a chegada até o sítio arqueológico.

CONSIDERAÇÕES

O sítio arqueológico Pedra da Tubiba, poderá ser explorado turisticamente, devido estar bem preservado, não apresentar sedimentação significativa, estar inserido numa propriedade de regular vigilância e principalmente pelas belezas atrativas do painel rupestre e do contexto natural

Sitio Pocinhos

O MONUMENTO

Este sítio arqueológico tem como formação monumental um afloramento rochoso de origem granítica que se alonga no sentido horizontal com mais deló metros e atinge uma altura de 4 metros. Possui uma inclinação significativa que abriga o painel rupestre.

OS REGISTROS RUPESTRES

Seu painel rupestre apresenta-se numa associação de pinturas e gravuras onde os elementos pintados em tonalidade vermelha se mostram em maioria. O painel que mede 8 metros de extensão por ' 2,7 metros de altura, apresenta, na parte superior, representações do tipo esquemática de grandes tamanhos, onde é possível identificar pelo menos três répteis, além de figuras esquemáticas. Na parte inferior do painel, numa concavidade natural da rocha, existem gravuras de difícil identificação.

localização

Este sítio arqueológico fica a quatro quilómetros do centro urbano de Pocinhos, numa propriedade particular pertencente aos herdeiros de Hermes Hortêncio.

Seu fácil acesso não apresenta obstáculos significativos; o veiculo automotor fica estacionado a pouco menos de vinte metros do sítio arqueológico.

PRESERVAÇAO

O citado sítio arqueológico se encontra em excelente condições de conservação. Não foi verificado nenhum tipo vandalismo no painel rupestre nem no seu contexto natural de uma beleza significativa.

considerações

O sítio arqueológico do Pocinhos, é propício a visitação. Possui bom acesso; é próximo da zona urbana; é bem conservado e esta em contexto com paisagens atrativas.

Sítio Poço dos Martins

monumento:

O monumento do sítio arqueológico Poço do Martins, é de origem granítica e é um pequeno abrigo sobre rocha. Esta formação geológica é parte de um enorme afloramento rochoso que se caracteriza um boqueirão inserido no leito do rio da Pimenta. As paredes rochosas se elevam nas duas margens do riacho, com mais de quatro metros de altura, onde se afuniia no sentido longitudinal da descida das águas do referido rio, que são represadas artificialmente por uma barragem.

Existe ali um tanque que, segundo os moradores mais antigos da região, nunca secou totalmente. Bastante conhecido pelos moradores, ele serve de reservatório de água e fonte de peixes.

Na porção mais elevada do afloramento rochoso, foi erguida uma pequena capela em memória da morte (por afogamento) do senhor Martins, no referido tanque, há mais de sessenta anos.

OS REGISTROS RUPESTRES.

No paredão rochoso que aflora na margem esquerda do rio, distante cinquenta metros do tanque e trinta metros da barragem, observa-se um pequeno abrigo sobre rocha, com um único painel rupestre, voltado para o Norte. O painel é composto por gravuras de pouca profundidade e apresenta uma técnica de picoteamento. É possível que o painel fosse bem mais extenso, porém a extração de pedra para construção da barragem ocasionou a perda de parte das gravuras.

localização:

Situa-se no povoado de Conceição, numa propriedade particular pertencente ao senhor Severino Ferreira de " oliveira (Nino). Parte da região de Conceição é utilizada para o plantio de tomates.

preservação.

Afora o fato da retirada das pedras para construção da barragem, o sítio arqueológico do Martins, não apresenta nenhum outro sinal de depredação.

A flora está em regular preservação e a paisagem é atrativa.

considerações:

O sítio arqueológico Poço do Martins poderá ser explorado turisticamente, pois além do local apresentar uma bclc/a natural atrativa, os registros rupestres também são de igual valia. O local já foi bastante utilizado como balneário e poderá ser reativado com a implantação do turismo. Se faz necessário um investimento na estrada e nos pontos de apoio, além da infra estrutura necessária ao sítio arqueológico.

Fonte: jonatasarquivos / Relatório do PROCA dos Sítios Arqueológicos de Picuí.