Com a greve dos bancos comeƧando nesta terƧa-feira (6), os consumidores que tenham contas a pagar e necessitem de serviƧos bancĆ”rios precisam ficar atentos aos procedimentos que devem ser utilizados para que nĆ£o haja juros, nem acĆŗmulo de dĆ­vidas. HĆ” tambĆ©m alternativas para operaƧƵes pela internet ou por telefone que podem eliminar a necessidade de ir Ć  agĆŖncia. Ć€s 9h30, jĆ” havia registro de falta envelopes para depĆ³sitos e de dinheiro para saque em caixas eletrĆ“nicos de agĆŖncias do Banco do Brasil na Avenida Dom Pedro I e no bairro dos BancĆ”rios, em JoĆ£o Pessoa.
De acordo com o secretĆ”rio do Procon-JP, Helton RenĆŖ, o consumidor nĆ£o pode ser responsabilizado e pagar por algo que nĆ£o seja de sua culpa.
“Por enquanto nossa orientaĆ§Ć£o Ć© de que os consumidores paguem suas contas atravĆ©s de meios alternativos como o caixa eletrĆ“nico, o correspondente bancĆ”rio e a internet para evitar uma possĆ­vel cobranƧa de juros e multa caso exista atraso. Mas, independente de qualquer situaĆ§Ć£o, os bancos tĆŖm responsabilidade com a sociedade consumerista e nĆ£o podem deixar os consumidores na mĆ£o, sem alternativas de pagamento e acumulando dĆ­vidas”, afirmou Helton RenĆŖ.
PorĆ©m, caso o consumidor nĆ£o tenha como utilizar formas alternativas para pagar as contas, o Procon-JP deve entrar na JustiƧa para garantir que multas e juros nĆ£o sejam cobrados indevidamente contra o consumidor.
“O consumidor nĆ£o tem nada haver com a problemĆ”tica entre bancos e bancĆ”rios. Estamos entrando com uma aĆ§Ć£o na JustiƧa para, que na Ć©poca de duraĆ§Ć£o da greve, garantir o direito de quem nĆ£o tem acesso aos meios alternativos. Essas pessoas nĆ£o podem ser penalizadas co cobranƧas indevidas de juros e multa”, disse o secretĆ”rio do Procon-JP.
Mesmo com a aĆ§Ć£o, a orientaĆ§Ć£o do Procon-JP Ć© de que, tendo disponibilidade, o consumidor pague suas contas para evitar problemas futuramente.
Pagar contas e fazer depĆ³sitos
Praticamente todos os bancos dispƵem de canais que permitem com que sejam feitas a maioria das transaƧƵes, como pagamentos e transferĆŖncia de valores entre contas do mesmo banco ou de instituiƧƵes diferentes.
Os procedimentos podem ser feitos pelo caixa eletrĆ“nico, pela internet ou por telefone. Ɖ importante que o cliente entre com contato com o seu banco para consultar as opƧƵes.
As contas podem ser pagas em casas lotĆ©ricas ou com leitura do cĆ³digo de barras nos caixas eletrĆ“nicos ou pela internet. O dĆ©bito automĆ”tico tambĆ©m Ć© uma opĆ§Ć£o para pagamento em dia.
JĆ” para substituir depĆ³sitos, caso nĆ£o haja envelopes nas agĆŖncias ou os caixas nĆ£o tenham essa opĆ§Ć£o liberada durante a greve, o cliente pode utilizar a transferĆŖncia convencional entre contas do mesmo banco, o que pode ser feito pelo caixa eletrĆ“nico ou pela internet.
Se precisar colocar valores em contas de bancos diferentes, o cliente tem como opĆ§Ć£o a TransferĆŖncia EletrĆ“nica DisponĆ­vel (TED) e o Documento de Ordem de CrĆ©dito (DOC). Os dois serviƧos podem ser feitos pela internet.
A TED pode transferir um valor mĆ­nimo de R$ 750 e um mĆ”ximo de R$ 30 mil. Cada cliente tem um limite mĆ”ximo e para saber, basta consultar o seu banco. O dinheiro cai na conta atĆ© meia hora depois da transferĆŖncia, em dias Ćŗteis.
JĆ” o DOC permite transferĆŖncia de atĆ© R$ 4.999. Para valores maiores, Ć© necessĆ”rio utilizar a TED. O DOC demora atĆ© dois Ćŗteis para que o dinheiro entre na conta de destino.
Ɖ importante lembrar que a TED e o DOC sĆ£o tarifados e cada banco aplica um valor conforme o volume depositado. O cliente deve se informar com o banco sobre as condiƧƵes.

Fonte :  Halan Azevedo