Localizado em Santa Fé, povoado que faz parte do município de Solânea (a 13km do centro), e não de Arara como muitos pensam, os limites entre os municípios é o Rio Jacaré Amarelo. O santuário foi inaugurado no ano de 2000, lá foi construído um espaço para celebração de missas campais, todo dia 19 de cada mês há celebração no santuário, mas a data principal que reunem milhares de pessoas vindas de todo nordeste é o dia 19 de fevereiro, data de sua morte, no ano passado comemorou-se 200 anos de seu nascimento (05/08/1806), houveram grandes celebrações e seminários sobre a vida e obra do Padre Ibiapina. Do complexo do santuário fazem parte a casa que ele morou, onde hoje é a casa dos milagres, a Igreja, local de elebração de suas missas, seu mausoléu, um museu contendo muitos objetos pessoais e a casa de caridade fundada em 1866, sobre esta última seria interessante falar um pouco mais, já que foi a principal obra fundada por Padre Ibiapina; ao todo foram 22 casas de caridade construídas no nordeste, na Paraíba foram 10. 

A idéia de base das Casas de Caridade foi o acolhimento das pequenas órfãs, ali as meninas receberiam uma educação completa e seriam preparadas para serem boas esposas e mães de família. A educação nestas casas era tão boa, a cargo das irmãs que ficaram conhecida por beatas, que muitas famílias pediram para que suas filhas pudessem participar da formação. Nas Casas de Caridade hava também a ” roda de enjeitados” pela qual se recebiam as crianças cujas mães não tinham condições para criá-las.

No santuário existe um refeitório e alojamentos coletivos, quartos duplos, triplos e quadruplos. O espaço é usado para retiros, encontros e seminários.


Fonte : brejo.wordpress.com