Cientistas afirmam ter encontrado os fósseis de uma espécie humana desconhecida, até agora. Os fósseis da nova espécie, o Homo naledi, foram encontrados numa caverna a 48 km de Johannesburgo, na África do Sul.

São mais de 1,5 mil fragmentos de ossos, de 15 indivíduos dessa nova espécie. Os pesquisadores ainda não sabem em que época eles surgiram, mas acreditam que tenham entre 2,5 milhões e 2,8 milhões de anos. Eles misturavam características bem primitivas com outras muito parecidas com o que se vê no homem moderno, como mandíbula, dentes e pés. O cérebro dos Homo naledi é um terço menor do que o do homem. Seria do tamanho de uma laranja.

Em média, cada indivíduo tinha um 1,5 metros de altura e 45 kg. O que impressiona os cientistas também é que, ao que parece, os Homo naledi depositavam os corpos dos mortos intencionalmente numa câmara de difícil acesso em cavernas, um comportamento antes considerado exclusivo do homem moderno. A equipe de 60 pesquisadores diz que essa é uma espécie com características nunca vistas antes.

Fonte : G1