Um desastre próximo ao Porto Canakkale, na Turquia, levou 13 imigrantes à morte neste domingo. O desastre aconteceu apósum barco migratório se chocar com uma balsa enquanto seguia para a Grécia. A Guarda Costeira grega ainda está à procura de 27 pessoas que desapareceram depois do naufrágio e informa que já resgatou outras 29. Quatro dos 13 mortos eram crianças. As informações são dos sites da “BBC” e do “New York Daily News”.
A Guarda Costeira da Turquia afirma que recebeu o chamado de emergência de um navio comercial que navegava próximo ao porto. Além de botes, foram enviados barcos salva-vidas para a área.
Homens, mulheres e crianças continuam a enfrentar a viagem marítima perigosa apesar do bloqueio à imigração da fronteira nos Balcãs. A decisão da Hungria para fechar sua fronteira com a Sérvia foi firmada no último 15 de setembro e desencadeaou uma reação em cadeia na Croácia e na Eslovênia. O acordo tem forçado a fuga de pessoas de sua terra natal em busca de outro país. Estima-se que aproximadamente 11 mil imigrantes já partiram da Hungria para a Áustria num período de 24 horas no último sábado. O número esperado para este domingo é de 7 mil pessoas.


Dezenas de imigrantes estão desaparecidos após acidente
Dezenas de imigrantes estão desaparecidos após acidente Foto: Petros Giannakouris / AP


Ministro dos Negócios Estrangeiros romeno, Bogdan Aurescu criticou a decisão do Ministro de Relações Exteriores da Hungria Peter Szijjarto de instalar cecas na fronteira entre os países. Aurescu classificou como “inaceitável” a proposta que, segundo ele, ainda teria violado o política de acordos da União Europeia. Após a declaração, Peter Szijjarto declarou:
“Esperamos mais modéstia de um ministro de Relações Exteriores de um lugar cujo primeiro-ministro está atualmente enfrentando julgamento”, disse Szijjarto. Essa foi uma referência a acusações de corrupção movidas recentemente contra o primeiro-ministro romeno Victor Ponta. “Somos um estado de milhares de anos que, ao longo de sua história, teve de defender não só em si, mas a Europa por diversas vezes. Essa é a maneira que vai ser agora, se o ministro dos Negócios Estrangeiros romeno goste ou não”.
 Cercas foram instaladas na fronteira entre os países em crise de imigração
Fonte : Extra