O deputado federal Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB) recebeu a informação, via Ofício 382/2015/SEAP/SAC-PR, da Secretaria de Aeroportos, órgão do Governo Federal vinculado à Secretaria Nacional da Aviação Civil, de que, a seu pedido, o Aeroporto João Suassuna, em Campina Grande, foi incluído no “Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos”, do Governo Federal (segue anexa cópia do documento).


No documento, o Secretário de Aeroportos Leonardo Cruz informa que o órgão já autorizou o Estudo Preliminar para que sejam feitos os investimentos necessários no Aeroporto de Campina Grande, visando incluí-lo no programa de Aviação Regional. “Em atendimento ao pleito feito por Vossa Excelência, em audiência nesta Secretaria, para que se dê andamento aos investimentos no Aeroporto de Campina Grande/PB, informo que autorizamos a elaboração de Estudo Preliminar”, diz trecho do documento. 
Segundo Leonardo Cruz informou a Veneziano, após análise técnica em conjunto com a Infraero, foi definido que Campina entrará na Aviação Regional com a operação de aeronaves Boeing 737-800 e que serão executados, no aeroporto, os seguintes serviços:
– Ampliação da pista de pouso e decolagem (passando de 1600m x 42 m para 1943m x 45m);
– Ampliação do Terminal de Passageiros (passando de 2.500 m2 para 4.367m2);
– Ampliação do Pátio de Aeronaves.
No comunicado a Veneziano, o Secretário de Aeroportos Leonardo Cruz diz também que a primeira etapa do programa tem por objetivo o “fortalecimento e a ampliação da aviação regional/estadual com investimentos iniciais em 270 aeródromos/localidades” e que, dentre esses, está contemplado o Aeroporto de Campina Grande.
Também informa que, “para a execução do programa, a Secretaria da Aviação Civil da Presidência da República celebrou com o Banco do Brasil S/A o Contrato 11/2013, de 20 de junho de 2013, para a gestão e administração financeira de recursos do FNAC e para a realização dos procedimentos licitatórios e contratação de estudos, anteprojetos, projetos básicos e executivos, execução de obras e aquisição de equipamentos”.
Ao comentar o anúncio, Veneziano lembrou que a inserção de Campina Grande na aviação regional e os investimentos no João Suassuna são fruto de uma ação que começou na época em que ele exercia o mandato de prefeito de Campina, desenvolvida pelo ex-senador Vital do Rêgo e pela ex-deputada federal Nilda Gondim; e que teve sequência quando Veneziano assumiu o mandato de deputado federal.
“Graças a um esforço conjunto, nosso, de Vitalzinho e da deputada Nilda, conseguimos. O Governo Federal havia anunciado o programa da Aviação Regional contemplando os aeroportos de João Pessoa, Patos e Monteiro. Foi preciso muito esforço para incluir Campina Grande, e conseguimos. Essa mudança vai beneficiar diretamente a população, que terá destinos mais próximos ligados pela aviação regional, com passagens mais baratas, já que serão subsidiadas pelo Governo Federal”, disse veneziano.
Ele também destacou os investimentos garantidos para o Aeroporto João Suassuna. “Além do mais, nosso Aeroporto será reformado e ampliado, o que vai favorecer, em muito, o desenvolvimento de Campina Grande e região”, destacou Veneziano. Através da Aviação Regional, lembrou o parlamentar, Campina Grande poderá ter voos diretos para destinos como João Pessoa, Patos, Monteiro, Recife, Natal, Fortaleza, dentre outros. 
Fonte : Bananeiras Online com Assessoria