Gertrude Weaver, uma mulher de 116 anos do estado de Arkansas, morreu nesta segunda-feira (6), informam emissoras de TV locais. Weaver faleceu cinco dias depois de se tornar a pessoa mais velha do mundo, com a morte de uma japonesa de 117 anos.

Um familiar confirmou a morte de Weaver por complicações de pneumonia a uma repórter da afiliada da Fox no Arkansas. A afiliada local da ABC e o jornal "Camden News" também reportam sua morte.

Weaver tinha o desejo de que o presidente Barack Obama fosse à sua festa de aniversário de 177 anos, no próximo 4 de julho, de acordo com a agência Associated Press.
Gertrude, que disse que o segredo para a longevidade era tratar as pessoas com gentileza, conseguiu gozar de alguns momentos de notoriedade global e se divertiu ao ler notícias sobre como havia se tornado a pessoa mais velha do planeta, disse Kathy Langley, diretora do centro de reabilitação em que Gertrude estava internada, na cidade de Camden.
“Ela certamente se divertiu”, disse Langley. “Estamos devastados por perdê-la.”
Gertrude nasceu em 4 de julho de 1898, de acordo com o Grupo de Pesquisa em Gerontologia, entidade responsável por validar as idades das pessoas mais velhas do mundo. Existem apenas outras três pessoas vivas com registros de nascimento que comprovam terem nascido antes de 1900, de acordo com o grupo.
A japonesa Misao Okawa (Foto: AFP)A japonesa Misao Okawa, que morreu aos 117 anos
(Foto: AFP)
Pessoa mais velha
Weaver era a pessoa mais velha dos Estados Unidos e se tornou a pessoa mais velha do planeta na última quarta-feira (1º), com a morte de Misao Okawa, aos 117 anos.
Okawa morreu por causas naturais no asilo de Osaka (oeste do Japão) onde residia, segundo disseram fontes médicas à emissora.
A mulher tinha celebrado seu 117º aniversário há quase um mês, em cerimônia que atraiu grande atenção midiática e recebeu a visita de parentes, vizinhos e autoridades locais.
Okawa nasceu em 5 de março de 1898 em Osaka, e tinha três filhos, quatro netos e seis bisnetos.
A pessoa mais velha a se ter conhecimento no mundo é agora Jeralean Talley, que nasceu em 23 de maio de 1899 e vai completar 116 anos no próximo mês, de acordo com o Grupo de Pesquisa em Gerontologia.
PB Destaque com G1